sábado, 28 de marzo de 2009

O Caminho e as Malas




“Se um sistema em equilíbrio é perturbado,

o sistema evoluciona para contra-arrestar dita perturbação,

chegando a um novo estado de equilíbrio.”

Henri-Louis Le Châtelier (químico industrial francês)


O Princípio de Le Châtelier, apresentado acima, trata sobre o elemento químico e sua luta para evolucionar sempre quando seu equilíbrio é afetado, seja por aumento ou diminuição de concentração, por fatores de temperatura ou pressão. O importante, ao final, é encontrar outra vez o equilíbrio.

Os seres humanos, que além de química e substâncias são também formados por sentimentos, pensamentos e emoções, igual caminham, mesmo que não percebam, sobre o Principio de Le Châtelier, porque o “desequilíbrio” é desagradável e incômodo sempre. O que falta, muitas vezes, é “evolução” ideal, ou sabedoria para construir outra vez o perfeito equilíbrio.

O novo, o desconhecido, o inédito pode se dizer que são químicas perfeitas no caminho da mulher e do homem para provocar-lhes bom “desequilíbrio”. E este “novo” pode ter variadas representações, desde sair à outra cultura e/ou país, a simples mudança de trabalho, atividades rotineira ou relacionamento.

O importante é seguir tendo a sensação, mesmo que seja e será incomoda, de que se está indo sempre, caminhando, seguindo, mesmo sem ver a volta, porque esta busca, segundo o químico francês, caminhará para a evolução do “sistema”, do pensamento, do sentimento, do ser criado e criativo. E o final será só uma parada: o equilíbrio.